Blog do Marabá


Dois Mil e Dez

A corrida pela sobrevivência me afasta da escrita, por essa razão há tanto tempo não atualizo o Blog do Marabá. Mas a vida é dinâmica, não funciona a reboque dos desejos e necessidades pessoais, ela acontece aqui e alhures; a todo o momento, a cada segundo. Porquanto numa hora, eu tinha que voltar a blogar.

O ano que passou ficará na memória durante algum tempo, depois passará como os outros que passaram. Todavia, fatos merecem ser lembrados, pois que cada ano é um elo dessa corrente chamada Tempo e tudo está ligado, ano velho e ano novo.

De tudo aquilo que vivi em 2009, participar da produção do primeiro Pólo de Carnaval no Bairro de Ouro Preto foi a grande realização, por ter sido a concretização de um projeto e de um sonho, e devo isso ao prefeito Renildo Calheiros e ao pessoal da Produção e Arte. Foi uma linda festa, onde as famílias puderam brincar na paz durante os quatro dias de carnaval, numa sincera confraternização que só o povo é capaz de viver. Sinto-me realizado por ter participado da produção desse evento.

No campo político, meu afastamento da Câmara dos Vereadores de Olinda e o PED 2009 são duas experiências que pessoalmente carrego do ano passado.

Toda separação causa dissabor. Todavia, não foi difícil largar o gabinete comunista na CMO, pois não conseguia permanecer num ambiente estéreo de ideologia progressista e sem valor humano; não por culpa do PCdoB, mas pela ineficiência e egoísmo do político sob o qual eu exercia minha militância. Hoje me sinto livre, porém triste por não ter sido compreendido e por ver a mula empacada na lama.

A grande lembrança política, no entanto, foi participar do PED – Processo de Eleição Direta - e colaborar com os rumos do Partido dos Trabalhadores em 2009. O resultado então não poderia ter sido melhor, em todas as instâncias o PT escolheu bem seus líderes. Em Olinda tivemos a vitória da companheira Tereza Leitão para a presidência do partido. Creio que seja o início de um novo tempo, o primeiro passo para a concretização do grande projeto dos sonhos para a cidade.

Muita coisa aconteceu em 2009, mas um fato merece reflexão urgente, a frustrada Cúpula sobre o Clima, realizada na cidade de Copenhague, Dinamarca. O homem não está mesmo interessado na saúde do Planeta Terra. Nossos líderes dão mais atenção à crise econômica, o quanto a menos terão de lucro, do que à Natureza. E o resultado disso não poderia ser diferente, tempestade em todos os continentes; vulcões em erupção; furacões devastadores; terremotos por toda parte; tsunamis na Ásia e Oceania; o desgelo dos pólos; centenas de espécies da fauna e da flora planetária em extinção; a seca na África, Ásia, América e Oceania; desmoronamentos de barreira; a poluição; a fome; as doenças; a morte e o terror; o risco eminente do fim da raça humana. O homem ainda não percebeu que a Natureza não precisa dele, que ele não é mais que qualquer outra espécie, com a única ressalva de ser responsável em manter todas as outras vivas, já que supostamente possui inteligência. A Natureza é soberana, submissa apenas às Leis de Deus.

O homem decide a guerra numa rapidez incrível, muitas vezes sem pensar, mas não consegue decidir numa década o que é melhor para o planeta.

E por falar em guerra, o prêmio Nobel da Paz de 2009 foi uma decepção. Barack Obama foi o premiado. O presidente da nação mais belicista do planeta, a máquina terrorista que condena a morte, sem dó nem piedade, velhos, crianças, mulheres e homens indefesos; que apóia a prática de tortura; que contribui para o golpe de estado em países que não se alinham à política estadunidense - como ocorreu com Honduras - e que não é senão a do capitalismo especulativo e egoísta, que causa a fome, o desemprego e a violência urbana. Não dá pra entender. Não que Obama não tenha boa vontade, mas seu governo está no primeiro ano e com espírito estadunidense ele defende a guerra como forma de se chegar a Paz. Aliás, foi o argumento que ele defendeu quando recebeu o prêmio. Ou seja, muita gente vai morrer vitimada pelo fogo que o Prêmio Nobel da Paz de 2009 tem sob seu comando. Quem defende a Paz não opta pela guerra, pois que a guerra é um instrumento da violência, que é o oposto da Paz, e um extingue o outro.

E como o assunto violência é demasiado extenso, ainda que repugnante, devemos ao menos tentar exaurir.

Não entendo como comemoramos em 2009 os vinte anos de queda do Muro de Berlim, mesmo sabendo que ele está lá no Oriente Médio, sendo utilizado pelos israelenses contra os palestinos. Ele está lá, neste momento, na terra de Jesus, erguido como um monumento à espoliação. Hoje, sob a vigilância complacente da ONU e da Comunidade Internacional, temos um Auschwitz palestino.

Tanto quanto a democracia, a violência é tratada com relatividade. Não consigo entender porque o Irã e a Coréia do Norte sofreram tanta pressão em 2009 para que interrompam seus programas nucleares, enquanto que Eua, Rússia, Israel, China, Índia e Paquistão possuem ogivas nucleares destinadas à destruição da humanidade. O sensato é convencer o outro com o exemplo, e não com o contrário. Jamais alcançaremos a Paz se nossas máscaras da demagogia não forem retiradas a tempo.

Em 2009, enquanto o mundo assistia a fome devastar a Etiópia, Michael Jackson morria no alto de sua suntuosidade, e eu me perguntava o que danado ele tinha feito de todo aquele dinheiro que lucrou com o disco ‘We are the Wold’. Desconfio que jamais tenha chegado ao continente africano.

2009 está um pouco lá trás e 2010 está praticamente inteiro a nossa frente. Entre alegrias e tristeza, um deixa saudade e o outro traz esperança. Tanto a lembrar, tanto a viver... Será um ano inesquecível!

 

Marabá

 



Escrito por Marabá às 01h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  GOVERNO LULA
  PARTIDO DOS TRABALHADORES
  BLOG DO PLANALTO
  PCdoB
  PSB
  CUBA
  CUBA SIM!
  AGÊNCIA BOLIVARIANA
  FIDEL CASTRO
  CHÊ GUEVARA
  JOSÉ DIRCEU
  JORNAL HORA DO POVO
  CIDADANIA
  CULTURA E PENSAMENTO
  MST
  OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
  DOSSIÊ REVISTA in'VEJA
  BLOG DO NASSIF
  TELESUR - TV VENEZUELANA
  ESQUERDA
  O HUMOR DO PAPA-FIGO
  POLÍTICA COM P MAIÚSCULO
  BLOG DO ITÁRCIO
  BRASIL DE FATO
  PROPALANDO
  AVANTE!
  BOL - E-mail grátis
  UOL
Votação
  Dê uma nota para meu blog