Blog do Marabá


Uma Praça que Agoniza em Ouro Preto

No coração do bairro de Ouro Preto, numa área arborizada onde o povo se reúne para a prática de esportes, para o lazer, para a diversão das crianças e para confraternizar-se junto a Natureza, sob o canto de diversas espécies de pássaros e à sombra de árvores quase centenárias, está a Praça do Nadinho, batizada assim em homenagem a um atleta de referência para a comunidade, um exímio nadador que surpreende até hoje pela resistência acumulada há quase oito décadas. Mas a homenagem a este atleta não existe mais, ou talvez não tenha mais importância, pois a praça está praticamente abandonada, sendo mantida com poucas condições pelos moradores das redondezas e por uma funcionária da Prefeitura de Olinda que realiza a limpeza duas ou três vezes por semana.

A praça está sem cor. Os bancos estão quebrados. A areia de praia onde as crianças brincam e se espojam - ações peculiares da infância -, está imunda pela urina e fezes dos cachorros de donos mal-educados e insensíveis, piores que os animais que eles rebocam pelas coleiras. A tela da quadra está arrebentada em várias partes. Não há barras para a prática de futebol. Não há aro para o basquete, embora existam as tabelas com a marca da Chesf. Por falta de material, não há como se jogar o vôlei. E na quadra esburacada não há drenagem para a água da chuva desaguar. O portão que dá acesso à quadra dá pena. E quando tudo isso parecia o fim da picada, o vereador da comunidade, que deveria honrar o salário que o povo lhe paga e ser o primeiro a contribuir para a preservação do espaço, emporcalha mais ainda a praça com uma faixa erguida a fim de lhe promover, como se a poluição existente fosse pouca e ele precisasse dar uma forcinha.

É a maior praça do bairro de Ouro Preto, um dos melhores lugares da comunidade para se ler um livro ou encontrar amigos para uma boa conversa.

Em 2014 o Brasil sediará uma Copa do Mundo, e dois anos depois, em 2016, sediará as Olimpíadas. Todavia, se depender do político da área e do poder público municipal, nenhum atleta sairá de Ouro Preto para essas competições.

Não por acaso, o Ministro dos Esportes do Governo Lula é do mesmo partido do prefeito e do vereador da comunidade. Mas nem assim eles percebem que no centro de Ouro Preto existe uma grande praça, arborizada, com uma excelente quadra para a prática de esportes e para a diversão de crianças e adolescentes, que agoniza, esperando apenas pelo seu fim.

Tenho a triste impressão que alguém com forte influência política já confeccionou projeto para a construção de um condomínio fechado sobre as ruínas da Praça do Nadinho.

Marabá



Escrito por Marabá às 01h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  GOVERNO LULA
  PARTIDO DOS TRABALHADORES
  BLOG DO PLANALTO
  PCdoB
  PSB
  CUBA
  CUBA SIM!
  AGÊNCIA BOLIVARIANA
  FIDEL CASTRO
  CHÊ GUEVARA
  JOSÉ DIRCEU
  JORNAL HORA DO POVO
  CIDADANIA
  CULTURA E PENSAMENTO
  MST
  OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
  DOSSIÊ REVISTA in'VEJA
  BLOG DO NASSIF
  TELESUR - TV VENEZUELANA
  ESQUERDA
  O HUMOR DO PAPA-FIGO
  POLÍTICA COM P MAIÚSCULO
  BLOG DO ITÁRCIO
  BRASIL DE FATO
  PROPALANDO
  AVANTE!
  BOL - E-mail grátis
  UOL
Votação
  Dê uma nota para meu blog